O Hospital Lauro Reus, situado em Campo Bom, RS, atende a convênios, particulares e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente é administrado pela Associação Beneficente São Miguel – ABSM, através de contrato de gestão por processo licitatório com o município firmado na data de 6 de Março de 2020.
A Origem
O Hospital Lauro Reus foi fundado em 31 de Agosto de 1945, com a iniciativa de um grupo de pessoas inspiradas pela chegada do Dr. Lauro Reus à cidade, recebendo o nome de Hospital Campo Bom Sociedade Beneficente. A construção do prédio foi possível com o apoio e a participação de toda a comunidade, em especial da família Blos, que doou a área de terra para a construção da instituição. Ele foi inaugurado dois anos depois, em 31 de Agosto de 1947.
Por volta de 1997, ele havia passado por um período de grandes dificuldades financeiras, que se agravou através dos anos com a escassez de recursos, o acúmulo de dívidas e problemas de gestão – acarretando o fechamento em Outubro de 1999. A reinauguração ocorreu em 16 de Julho 2000, após sua reestruturação quando foi firmada uma nova modalidade de gestão com o município e o Estado, passando a cumprir metas e indicadores. A comunidade recebeu com entusiasmos a notícia, pois o hospital representava a única fonte de leitos para internação pelo SUS.
A marca
A nova logotipia oficial do hospital foi entregue ao município após a confecção e aprovação do MIV, em novembro de 2019, durante o contrato emergencial entre a prefeitura e a ABSM. A marca se remete à história do município, de seu povo e do hospital, através do seguinte exposto:
“Em 31 de janeiro de 1959, Campo Bom emancipou-se de São Leopoldo. Seu nome originou-se dos Tropeiros que traziam o gado da Serra Geral para a região e para Porto Alegre, e que utilizavam os belos campos verdes e as fartas sombras para descanso dos animais e deles próprios. A identificação com o lugar tornou-se comum, pois todos se referiam “ao descanso no Campo Bom”.
O conceito da nova marca foi pesquisado e desenvolvido pelo jornalista Lannes Lopes Osório e adaptado pelo web designer Jonas Furlan, profissionais contratados pela ABSM e, identifica-se com quatro elementos chamados de elos:
- 1º – Elo em vermelho, linha que representa a metade de um coração – o lado esquerdo do peito, representando o Amor de sua gente pela história da fundação do município;
- 2º Elo em Vermelho, que complementa o coração, representa a união, o selamento do compromisso da comunidade na fundação do hospital;
- 3º Elo em Verde, simbolizando o Campo, acolhedor e fértil no qual se instalou;
- 4º Elo em Dourado, representando o Sol que simboliza a prosperidade, a riqueza cultural e intelectual que identifica seu povo.