NOTÍCIAS

Acolhimento e Humanização é tema de palestra para coordenadores do Hospital Lauro Reus

Por Assessoria de Comunicação

23 de abril de 2021
A palestra da Psicóloga Organizacional Luciana Frömming propôs uma reflexão sobre todas as etapas e procedimentos no fluxo do atendimento hospitalar

Na tarde desta quinta-feira (22), coordenadores de todos os setores do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom-RS, estiveram reunidos no amplo auditório do Centro de Educação Integrada – CEI para uma capacitação sobre Acolhimento e Humanização.

 

Voltada especificamente para o atendimento à população, a palestra da Psicóloga Organizacional Luciana Frömming propôs uma profunda reflexão sobre os valores e todas as etapas e procedimentos no fluxo do atendimento hospitalar – desde a recepção até o último estágio do serviço.

 

O evento, que respeitou todos os protocolos de distanciamento e higienização, contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, do Secretário de Saúde João Paulo Berkembrock e de suas respectivas assessorias. Em sua fala, Orsi enfatizou a importância de um atendimento acolhedor em todos os setores e em todo o processo do serviço hospitalar à população. Parabenizou a todos pela capacitação e disse que “independente dos problemas que qualquer hospital possa enfrentar, o mais importante é não afetar a assistência e sempre qualificar-se cada vez mais, para que a população mantenha a confiança e o carinho que sempre teve por este Hospital”.

 

O presidente da ABSM, Dr. Rafael França destacou que “o acolhimento e a humanização são caraterísticas fundamentais do modelo de gestão da instituição e que, embora historicamente tendo uma demanda considerada normal e muitas vezes até mesmo pequena para seu padrão, mesmo durante o auge de uma pandemia, sob muita pressão e superlotação, ainda assim mostrou seu potencial e capacidade em salvar muitas vidas”.

 

O secretário Berkembrock versou em sua fala sobre os reflexos positivos e negativos de um bom ou mau atendimento. Berkembrock enfatizou que “infelizmente, em se tratando se saúde, muitas vezes um pequeno ato falho, repercute muito mais do que um conjunto de ações positivas” e, encerrou dizendo que: “por menores que sejam os problemas, temos sempre que resolvê-los com profundidade, seriedade e dedicação. Eventos como este servem para reconhecer os problemas e ou detectar possíveis deficiências, resolvê-las e prestar um serviço de qualidade à população”, finalizou.

 

A diretora administrativa do Hospital, Melissa Fuhrmeister acrescentou que um de seus esforços tem sido pela articulação entre os setores, buscando aproximar os segmentos e manter uma unidade nas ações, com respostas ágeis e eficientes desde a recepção até o final do serviço. “O que contribui para que a população se sinta segura e atendida de forma igualitária e humanizada em cada parte do serviço que necessitar”.

 

Ao encerrar a parte das falas iniciais das autoridades, o diretor executivo da São Miguel (ABSM), Ricardo Pigatto dirigiu-se aos coordenadores enfatizando a importância do comprometimento com a função que cada um ocupa. “Temos que ser um grupo coeso, onde um é o suporte do outro, seja nos momentos de dificuldade ou não e a população será o nosso termômetro, que apontará se estamos no caminho certo ou não” Pigatto frisou o importante apoio e suporte constante que as equipes da SMS e do gabinete do prefeito Luciano têm dado às ações do hospital.

 

Durante a palestra, Luciana Frömming apresentou dados, motivou reflexões sobre diversas situações que envolvem o atendimento hospitalar e trouxe inúmeros exemplos e situações que podem ser resolvidas e tratadas imediatamente, e que trarão resultados imediatos na qualidade dos serviços prestados. “Um hospital humanizado e acolhedor não é feito somente por técnicas, regras e condutas, mas também pela sensibilidade, dedicação e por um acolhimento humanizado de seus colaboradores”, encerrou a psicóloga. Na ocasião foi apresentado a todos o novo diretor técnico do Hospital Lauro Reus, Dr Thiago Dal Bosco.

shares